Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Moçambicano ganha prémio internacional de poesia

Moçambicano ganha prémio internacional de poesia

Por admin-sn
189 Visualizações

O POETA moçambicano Jeconias Mocumbi venceu recentemente o primeiro Prémio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins, organizado no Chile.

O autor conseguiu esta proeza com o seu livro “Os Dedos da Agonia”, que, como resultado da distinção, será este ano publicado numa edição bilingue, português e espanhol, pela LP5 Editora na Colecção de Poesia Plateado 2024.

O júri do prémio escreveu na sua acta de deliberação do vencedor que a obra distinguida apresenta uma densidade emocional com que o autor transmite os dramas da luta de libertação nacional contra o regime colonial português.

“À tona dos versos, outras situações sobrenadam o caso específico do combate ao terrorismo em Cabo Delgado, o que logo à entrada se anuncia na citação de Ibrahim Traoré, líder do Burquina Faso, um militar também, conferindo à obra uma amplitude a merecer atenção, atendendo que a produção cultural e de história de África subsaariana, por força da colonização, foi durante séculos silenciada”, lê-se no documento.

banner

O jurado acrescentou que “se acresce ao valor poético do livro o seu contributo para a compreensão de um continente sangrado, que sangra ainda, com países dilacerados em busca das suas raízes e do seu lugar no mundo”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia