20.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Paulina Chiziane vence Prémio Camões

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

A ESCRITORA Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, numa escolha feita por unanimidade pelo júri da 33ª edição deste galardão.

Segundo nota divulgada esta tarde, em Portugal, o júri destacou que, para a entrega do “Camões” à Paulina Chiziane pesou a sua vasta produção e recepção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra.

Refere ainda a importância que dedica nos seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana e sublinhou o seu trabalho recente de aproximação aos jovens, nomeadamente na construção de pontes entre a literatura e outras artes.

“Paulina Chiziane está traduzida em muitos países, e é hoje uma das vozes da ficção africana mais conhecidas internacionalmente, tendo já recebido vários prémios e condecorações”, lê-se na nota, citada pela Lusa.

Com esta distinção, Paulina Chiziane entra na história como a primeira escritora negra e africana a receber o “Camões”.

Nascida em Mandlakazi, em 1955, Paulina Chiziane estudou Linguística em Maputo. Publicou o seu primeiro romance, “Balada de Amor ao Vento” (1990), depois da independência do país, que é também o primeiro romance de uma mulher moçambicana. É ainda autora de vários romances, entre os quais “Ventos do Apocalipse”, “O Sétimo Juramento”, “Niketche: Uma História de Poligamia”, “O Alegre Canto da Perdiz”, “Na mão de Deus”, “Por Quem Vibram os Tambores do Além” (2013), “Ngoma Yethu: O curandeiro e o Novo Testamento” e “O Canto dos Escravos”.

O júri foi constituído pelos professores universitários Teresa Manjate (Moçambique), Ana Martinho e Carlos Mendes de Sousa (Portugal), pelo escritor e investigador Jorge Alves de Lima e pelo professor universitário Raul César Fernandes (Brasil), e pelo escritor Tony Tcheka (Guiné-Bissau).

Esta é a terceira vez que “Camões” vem a Moçambique, depois de ter sido entregue a José Craveirinha, em 1991, e Mia Couto, no ano 2013.

Paulina incrédula com o Camões

“Estou incrédula”, reagiu Paulina Chiziane para os mais próximos, pouco depois de saber que é o Prémio Camões 2021, o maior galardão de literatura de língua portuguesa, anunciada hoje pela ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, escreve um blog cultural.

Presidente da República felicita escritora

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, felicitou há momentos a conceituada escritora Paulina Chiziane pelo atribuição hoje do Prémio Camões.

Numa reacção publicada na sua página oficial da rede social “Facebook”, o Chefe do Estado afirma que este é um merecido reconhecimento à obra da escritora que, com grande mestria, tem sabido retratar o país, através da literatura.

“Hoje é dia de festa para a literatura moçambicana. A nossa compatriota Paulina Chiziane venceu o prestigiado Prémio Camões 2021”, disse o Presidente Nyusi.

Desejou ainda que o galardão, atribuído por unanimidade pelo júri, inspire a todos os moçambicanos.

- Publicidade-spot_img

Destaques