Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Sarau Cultural” alerta sobre a preservação da Mbira

Sarau Cultural” alerta sobre a preservação da Mbira

Por admin-sn
120 Visualizações

O músico moçambicano NBC Gás Butano lança amanhã, no Camões-Centro Cultural Português, em Maputo, o livro “Sarau Cultural Nyunga, Preservando a Diversidade Cultural (Um diálogo com a Mbira)”.
A obra resulta da compilação de dados recolhidos no âmbito do projecto apresentado à Faculdade de Estudos da Cultura do Instituto Superior de Artes e Cultura, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais.
O projecto foi desenhado com o propósito de realizar um sarau cultural intitulado “Nyunga nyunga” para promover a Mbira, instrumento de música tradicional moçambicana, inscrito na classe dos lamelofones.
Nyunga nyunga é um idiofone dedilhado de altura definida com afinação fixa, estando, actualmente, em declínio no país. Os caminhos metodológicos, que alicerçaram este estudo, incluem uma pesquisa artística colaborativa em parceria com uma abordagem quali-quantitativa. Este tipo de abordagem foi exequível através de métodos como a pesquisa bibliográfica, a observação participante e conversas orais.

O livro sai sob a chancela da Massinhane Edições e será apresentado por Micas Silambo.
Estêvão Carlos dos Santos Amisse, de seu nome de registo (NBC Gás Butano) é licenciado em Gestão Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura-ISArC.
O artista é fazedor de música tradicional ligeira e rap; director da Festa da Mbira; produtor de eventos na Associação Cultural Tambo Tambulani Tambo-Pemba e CEO da Dzikandria.
Já representou o país em vários palcos, destacando-se Alemanha, Itália, Espanha, Namíbia e China.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia