Domingo, 28 Abril, 2024
Início » Cárie dentária é doença bucal mais comum

Cárie dentária é doença bucal mais comum

Por admin-sn
152 Visualizações

Mais de 80 por cento dos doentes que acorrem às consultas de estomatologia na cidade da Beira padecem de cárie dentária, doença associada à alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente.

A situação levou as autoridades de Saúde a realizarem uma série de palestras sobre o tema, no quadro do Dia Mundial da Saúde Oral, que este ano decorre sob o lema “Uma Boca Feliz e Um Corpo Feliz”, visando alertar a população para o reforço da higiene bucal. Sobre o assunto, a médica-chefe no serviço distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Enéa Tovela, avisou que a boca é também um ponto de partida e de entrada de doenças que, maltratadas, podem se tornar graves.

De acordo com Tovela, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, a ida regular às consultas com o dentista e pautar por uma boa alimentação são alguns caminhos para manter a boca saudável e, consequentemente, o bom funcionamento e a manutenção da saúde em geral.

Acrescentou que, devido à falta de cuidados, pouco mais de 80 por cento da população na cidade da Beira padecem da cárie dentária, a maior parte dos quais aporta aos hospitais quando já está em estado avançado da doença. “A saúde oral é um indicador-chave da saúde em geral, do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, em qualquer idade. Uma boa saúde oral favorece a mastigação, a digestão, a fala e contribui para a ausência de dor e desconforto”, explicou.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia