21 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Hospital Central: Consultasexternas suspensas

+ Recentes

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

O HOSPITAL Central da Beira (HCB) suspendeu ontem,as consultas externas por um período de 30 dias, mantendo apenas o atendimento a doentes crónicos, como diabéticos, com cancros ou patologias cardiovasculares, devido à propagação da Covid-19.

O facto foi revelado pelo porta-voz daquela unidade sanitária, Leonel Andela, acrescentando que também serão atendidas as consultas de obstetrícia de alto risco e de neonatalogia.

Leonel Andela anunciou igualmente a suspensão das visitas a doentes, sendo aceite apenas a entrega do pequeno-almoço das 7.30 às 8.00horas e do almoço das 13.00 às 14.00 horas de modo a evitar aglomerações.

A fonte recordou que continuam suspensas as cirurgias electivas e só vão funcionar as operações consideradas de urgência e prioritárias cujos doentes não podem esperar muito tempo.

O porta-voz avançou que o HCB decidiu também interromper todas as actividades consideradas de risco e que envolvem a manipulação da cavidade oral e vias respiratórias como as consultas de estomatologia e alguns procedimentos de endoscopia e de otorrino.

O porta-voz sublinhou que a divulgação destas medidas em cumprimento das orientações emitidas pelo Ministério da Saúde com vista a diminuir as infecções que acontecem dentro do hospital.

O porta-voz recordou que,quando a propagação do surto parecia favorável houve algum relaxamento e foram retomadas todas as actividades.

Entretanto, começaram a ser detectados casos de profissionais de saúde do HCB infectados pelo novo coronavírus.

Sobre este assunto, Leonel Andela revelou que o HCB registou 48 profissionais com Covid-19, sendo que 70 por cento infectaram-se na segunda vaga da pandemia, que começou em Janeiro.

O nosso entrevistado revelou que maior parte destes profissionais tiveram de ser internados e apresentaram quadros graves facto que forçou a instituição a suspender algumas actividades. Leia mais

- Publicidade-spot_img

Destaques