Sábado, 27 Abril, 2024
Início » RECONSTRUÇÃO PÓS-“IDAI”: Disponíveis 46 milhões USD para edificação de 15 mil casas

RECONSTRUÇÃO PÓS-“IDAI”: Disponíveis 46 milhões USD para edificação de 15 mil casas

Por admin-sn
55 Visualizações

MAIS de 46 milhões de dólares norte-americanos estão disponíveis para a construção de 15 mil casas para famílias vulneráveis, maioritariamente nas cidades da Beira e Dondo e em Nhamatanda e Búzi, no âmbito da reconstrução pós-ciclone Idai, que no dia 14 de Março de 2019 destruiu infra-estruturas públicas, privadas e habilitações.

Deste valor inclui-se a componente da assistência técnica da UN-Habitant, como provedor de serviços, e custos das operações da Organização Internacional das Migrações (OIM) na Beira e de organizações não-governamentais noutros locais.

O montante foi disponibilizado pelos parceiros, com destaque para o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento, tendo já permitido a construção das primeiras 300 habitações que obedeceram ao padrão de resiliência contra eventos extremos.

O director executivo do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclone (GREPOC), Luís Mandlate, que facultou esta informação durante uma visita de monitoria do Banco Mundial aos projectos em curso na Beira, reconheceu a lentidão do processo que, entretanto, argumentou se deve às exigências burocráticas dos parceiros, como consultoria, contratação de artesãos e avaliação do impacto ambiental.

banner

Das 25 infra-estruturas públicas em obras nas províncias de Sofala e Cabo Delgado, avaliadas em 16 milhões de dólares norte-americanos, ficamos a saber que o empreendimento mais avançado é o edifício das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, na cidade da Beira, cujo nível de progressão física se situa em 95 por cento e menos avançado encontra-se em 70 por cento.

Com efeito, os primeiros edifícios do Estado que foram destruídos pelo ciclone Idai voltam a entrar em funcionamento ainda no decurso deste mês,…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia