Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Registados três mil casos de conjuntivite

Registados três mil casos de conjuntivite

Por admin-sn
76 Visualizações

O HOSPITAL Central da Beira (HCB) registou, até agora, um cumulativo de três mil casos de conjuntivite hemorrágica, desde que foi detectado o primeiro caso a 28 de Fevereiro do presente ano. Deste número, 10 por cento corresponde aos profissionais de saúde do HCB.

O HCB reportou ainda três internamentos relacionados com a conjuntivite hemorrágica, sendo um por perfuração da córnea, que já teve alta, porém poderá precisar de uma cirurgia a posterior. O segundo teve úlcera da córnea e encontra-se completamente curado, enquanto que o terceiro foi mesmo por inflamação intensa.

Segundo a directora clínica do HCB, muitas das complicações são causadas pelos próprios pacientes, que optam por medicações tradicionais. “Provavelmente algumas complicações estão aliadas a vários mitos e ao uso de substâncias que não estão cientificamente aprovadas, como é o caso de lavar os olhos com urina, colocar aloe vera, água de coco, água da praia, entre outras, que acabam lesando os olhos”, alertou.

Face à infecção de mais de 200 profissionais desta unidade sanitária, Ana Tambo disse que isso está a criar embaraços e complicações nas escalas de trabalho e para o atendimento aos utentes, visto que os profissionais estão sujeitos a ficar em casa, no processo de recuperação, reduzindo significativamente o efectivo. “Todos os colegas que estavam na oftalmologia, no atendimento desta doença, apanharam conjuntivite e tivemos que refazer as nossas escalas. Em todos outros sectores do hospital, temos técnicos na mesma situação”, disse Tambo.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia