30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

CHAMANCULO: “D”Vítimas do incêndio pedem urgência na conclusão das casas

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

AS vítimas do incêndio no bairro de Chamanculo “D”, na cidade de Maputo, pedem urgência na reconstrução de casas devido à aproximação da época chuvosa, que poderá concorrer para a degradação das condições de acomodação no centro comunitário de desenvolvimento, onde foi acolhida a maioria das pessoas.

As vítimas pedem ainda para que as casas sejam entregues antes da época chuvosa, uma vez que o centro de acolhimento não oferece condições,  devido à infiltração de água.

“A chuva registada esta semana criou constrangimentos, pois tivemos que remover os bens para não se estragarem”, disse Elsa Fernando, uma das vítimas.

Armindo Bila, outra das vítimas, afirmou que o município devia acelerar as construções e respectiva entrega porque no centro estão em aglomerados  e nos dias de chuva as condições de acomodação deterioram-se.

Segundo o ponto focal do distrito, Bento Mandlase, não há uma data prevista para a entrega das casas, visto que ainda faltam trabalhos de electrificação, montagem de portas e janelas, bem como a construção do muro de vedação.

“O material chegava aos poucos e, por vezes, ficávamos dias à espera, situação que comprometeu o prazo de entrega”, justificou.

Explicou que neste momento os técnicos estão a cimentar o chão, actividade que será concluída ainda esta semana.

A secretária do bairro, Albertina Balate, revelou que as autoridades municipais disponibilizaram outro lugar seguro para o acolhimento e que nenhuma família mostrou interesse.

“Não sabemos quando iremos entregar as casas, mas faremos o possível para que seja antes da época chuvosa”, assegurou, pedindo  às pessoas e organizações de boa vontade para que reforcem a disponibilidade de material para a rápida conclusão da empreitada.

- Publicidade-spot_img

Destaques