25.9 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Estudantes exigem certificados do ITM

+ Recentes

Aprovadas em definitivo L...

COM MARINHAS DA TANZANIA ...

Novas carteiras para quat...

Profissionais da Saúde de...

DEZENAS de estudantes amotinaram-se hoje no edifício do Instituto Técnico de Maputo (ITM), na capital do país, exigindo a emissão de certificados de conclusão de diversos cursos de formação leccionados naquela instituição.

De acordo com os manifestantes, alguns estudantes que terminaram as suas formações há mais de dois anos, continuam sem os devidos certificados técnico-profissionais para efeitos de emprego.

Aquele grupo estudantil acrescenta que várias tentativas de aproximar à direcção do ITM redundaram em fracasso, uma vez que a mesma diz não ser da sua responsabilidade a emissão dos documentos, que inclusive, já foram pagos na mesma instituição.

Por seu turno, a direcção do ITM disse que a demora na entrega dos certificados está relacionado a vários factores, mas principalmente da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), órgão que tutela o ensino técnico profissional para emissão dos certificados.

“Nós, como instituição, formamos e depois de formar existem quem qualifica, ou seja, que reconhece que esse indivíduo foi formado. Também existem outras instituições que estão a espera dos certificados, só que quando demora do outro lado, o estudante não percebe”, disse . 

A fonte referiu ainda que alguns dos estudantes que estão nas manifestações não têm toda situação académica regularizada.

“Nós temos estudantes que começaram com a instituição e já terminaram o curso e outros não. E esses, por sua vez, têm várias situações. Primeiro, têm disciplinas em atraso, não têm a situação financeira regularizada e outros já terminaram as cadeiras, mas têm exames e  trabalhos de final do curso por fazer, é lógico que alguns serviços não têm como ter acesso”, acrescentou.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques