20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

“Grossista” encerrado a partir de amanhã

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

O MERCADO Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo,poderá ser encerrado amanhã, quinta-feira, por três a cinco dias, para areorganizaçãodas bancas, no contexto da pandemia da Covid-19.

Trata-se de uma medida que tem em vista conter a propagação do novo coronavirus nos mercados, depois de se ter constatado a existência de vendedores infectados pela doença .

O "Notícias" soube que asuspensão da actividade comercial no Zimpeto vai depender do fim da organização das bancas no mercado municipal do Xipamanine, encerrado segunda-feira.

"Caso os técnicos e a equipa médica conclua o trabalho no Xipamanine, no prazo de três dias, eles se deslocam ao Zimpeto na quinta-feira, para iniciar o processo de organização do mercado", disse odirector de Mercados e Feiras no Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Emídio João.

Enquanto isso, a direcção de Mercados e Feiras escala hoje o "Grossista"  para sensibilizar os vendedores, no sentido de colaborarem com as autoridades para o encerramento temporário.

"Os vendedores estão sensibilizados sobre a importância de interromper a actividade por um período, para depois retornarem ao mercado emcondições adequadas, no âmbito da prevenção da Covid-19. Por isso, não poderão requisitar novos produtos, pois precisamos do espaço vazio para delimitar as bancas e colocar as marcas de distanciamento entre comerciantes e clientes", explicou o responsável.

Indicou que na visita efectuada ao mercado,a brigada multissectorial notou a persistência do incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, sobretudo no sector devenda de cocos.

Entretanto, os abrangidos estão cientes de que precisam interromper o trabalho para organizar o mercado.

"Aceitamos suspender as actividades, pois a vida é um bem precioso e não tem preço", disse Maria Lopes, vendedora no Grossista há 13 anos.

O "Notícias" escalou o Xipamanine e testemunhou a retirada de material de construção de barracas por parte de alguns vendedores, para posterior reaproveitamento Enquanto isso, as autoridades trabalham a todo ritmo para reorganizar o mercado e cumprir com o prazo estipulado.

- Publicidade-spot_img

Destaques