Home Capital Grande Maputo Maputo vai im...

Maputo vai imunizar mais de 700 jornalistas

424

ARRANCA quarta-feira (05), na cidade de Maputo, o processo de imunização de jornalistas contra a Covid-19, com a administração da vacina Covishield doadas à Moçambique através do iniciativa COVAX. A campanha prevê abranger mais de 700 jornalistas afectos a 63 órgãos de  comunicação social.

Segundo Alice de Abreu, vereadora do pelouro da Saúde e Acção Social  no Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), devido à sua profissão, os jornalistas estão expostos a contaminação pelo novo coronavírus, daí a necessidade de imunizá-los com vista a salvaguardar as suas vidas.  

A fonte espera que a vacina proteja os profissionais dos órgãos de comunicação social de infecções moderadas a graves. Referiu que a segunda dose será administrada em Agosto.

A vereadora apontou que a vacinação vai decorrer ao nível dos sete distritos municipais, tendo sido identificados sete centros de saúde, num processo que termina quinta-feira.  

“Os jornalistas deverão nos dias marcados, entre às 08.00 a 14.00 horas, deslocarem-se os centros de saúde de Malhangalene, Xipamanine, 1º de Maio, 1 de Junho, Bagamoio, Katembe e Inhaka, para a imunização contra doença. Cada empresa terá um intervalo de uma hora para receber o imunizante”, explicou.

Apelou aos jornalistas a aderirem ao processo da vacinação, acrescentando que o imunizante não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com sintomas do novo coronavírus.

A mesma é indicada para indivíduos acima de 18 anos, incluíndo idosos com mais de 65 anos. Refira-se que Moçambique recebeu a vacina Covishield em Março, através do mecanismo COVAX numa doação da Índia, num total de 484.000 doses.