20.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Requalificação acomoda crescimento urbano

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

AS autoridades municipais estão a avançar para a requalificação dos bairros peri-urbanos da cidade de Maputo, como forma de fazer face ao crescimento demográfico e a procura de habitação.

O presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, disse na recém-realizada XI Sessão Ordinária da Assembleia Municipal,que o dilema das zonas peri-urbanas ficou mais evidente aquando do temporal que se abateu sobre a capital em Junho.

O mau tempo resultou em inundações, destruição de casas precárias, intransitabilidade das vias e entupimento de canais de drenagem.

Estas zonas, segundo Comiche, são caracterizadas por expansão espontânea e habitações em material precário, ocupando por vezes áreas propensas a inundações, onde escasseiam serviços básicos como água, electricidade e saneamento, pressionando as infra-estruturas urbanas e equipamentos sociais. 

Indicou que,para melhorar as infra-estruturas urbanas, principalmente as que contribuem para a mobilidade, saneamento do meio, escoamento das águas pluviais e prevenção de doenças,foi lançada a primeira pedra para a construção da vala de drenagem de Mingueni, para além da retoma da construção da Rua da Igreja, no KaMavota.

A bacia de retenção de águas pluviais de KaMaxakeni C, tal como referiu, está concluída e será inaugurada dentro de dias.

Comiche disse que as intervenções de grande vulto estão previstas no Projecto de Transformação Urbana de Maputo, mas levarão tempo a concretizar-se, devido aos procedimentos da agência financiadora, concretamente o Banco Mundial.

“Enquanto isso, não ficamos de braços cruzados e temos estado a aplicar os escassos recursos para realizar algumas obras vitais para o bem-estar dos munícipes”, precisou.

Referiu que a participação do Conselho Municipal no lançamento da Iniciativa de Revisão da Estratégia de Intervenção nos Assentamentos Informais foi uma ocasião importante de partilha do trabalho realizado no bairro Chamanculo C e no George Dimitrov, como laboratórios de requalificação dos bairros vulneráveis.

Igualmente, o Conselho Municipal tem vindo a promover actividades de carácter educativo-ambiental para o tratamento do lixo, combate à erosão, preservação de espaços verdes, incluindo o uso adequado das praias, reposição e plantio de árvores, bem como a restauração do mangal.

- Publicidade-spot_img

Destaques