Sábado, 27 Abril, 2024
Início » DEVIDO À CHUVA NAS ZONAS DE PRODUÇÃO: Preço da cebola dispara

DEVIDO À CHUVA NAS ZONAS DE PRODUÇÃO: Preço da cebola dispara

Por admin-sn
45 Visualizações

A CHUVA que está a cair na província de Nampula provocou inundações nas zonas de produção agrícola, dificultando o escoamento de culturas como a cebola, cujo preço disparou no Mercado Waresta.

Como consequência, há escassez deste produto e os revendedores já se mostram preocupados, pois receiam somar prejuízos decorrentes da falta de clientes. Por exemplo, um quilograma de cebola que era vendido entre 50 e 60 meticais, agora é comercializado a 120 ou 130 meticais.

O vendedor Elísio Mateus descreveu a situação como sendo preocupante e acrescentou que os preços poderão agravar-se nos próximos dias, visto que a cebola disponível faz parte dos últimos stocks.

“Já não há cebola (nacional). A que está à venda é a última dos nossos stocks. Nos próximos dias poderemos agravar o preço”, perspectivou.

banner

Mateus assumiu que aumento do preço poderá prejudicar os revendedores, porquanto os consumidores preferem a cebola nacional à sul-africana.
Dionísio José, também vendedor, disse que os preços poderão normalizar-se dentro de mês e meio, quando a chuva parar e os produtores recuperarem as perdas.

Entretanto, alguns compradores que falaram à nossa Reportagem asseguraram que apesar de a cebola nacional ser a mais preferida, devido à sua qualidade, têm optado pela importada da África do Sul, pois o preço baixou.

“Por exemplo, um saquinho de cebola importada que custava entre 700 e 750 meticais, agora é adquirido a 500 meticais”, ilustrou a compradora Ana Agy.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia