Home Capital Nampula Disponíveis 2...

Disponíveis 25 milhões de dólares para minimizar crise de água

347

A AGÊNCIA de Cooperação Internacional do Japão (JICA) disponibilizou, recentemente, pouco mais de 25 milhões de dólares norte-americanos, para apoiar o Governo moçambicano na dinamização de investimentos que visam melhorar o abastecimento de água à cidade de Nampula.

O valor será usado para implementar as obras de construção de 20 furos de água no bairro de Namiteca, onde decorrem outros investimentos tendentes a minorar a crise.

O facto foi dado a conhecer durante a visita do chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à província de Nampula, Eneas Comiche, que se deslocou à barragem que, actualmente, fornece água à capital provincial.

Comiche visitou ainda, o novo sistema de furos subterrâneos em processo de construção na região de Namiteca que vai permitir o abastecimento a pelo menos 500 mil novos clientes.

Para os gestores do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), área operacional de Nampula, os investimentos que se esperam realizar com o valor disponibilizado não vão acabar com as dificuldades, porque a crise de água está relacionada com o crescimento da população que a cidade está a conhecer nos últimos tempos.

Segundo garantiram, os 25 milhões de dólares vão ajudar a alargar os níveis de abastecimento do precioso líquido, pois a primeira fase dos trabalhos está a terminar e a infra-estrutura entra em funcionamento dentro de uma semana.

Contudo, as actividades que estarão cobertas pelo fundo da JICA poderão terminar no período de dois anos e, para Comiche, o cronograma apresenta um período de execução muito longo, mas há esperança para os munícipes do terceiro maior centro urbano do país.

Afirmou que as realizações do FIPAG espelham as promessas feitas pela Frelimo, que consistiam na provisão de água à população que reside não só nos centros urbanos, mas também no meio rural.

“Estamos satisfeitos com as obras que estão em curso no sentido de manter, primeiro, a barragem com a qualidade desejada e saudamos, igualmente, o que está a acontecer em relação à construção dos furos para o aumento da capacidade de fornecimento de água à cidade de Nampula”, observou Comiche.