Domingo, 28 Abril, 2024
Início » ENVOLVENDO SERVIDORES PÚBLICOS: Crimes de corrupção preocupam GPCC

ENVOLVENDO SERVIDORES PÚBLICOS: Crimes de corrupção preocupam GPCC

Por admin-sn
82 Visualizações

A CORRUPÇÃO envolvendo os servidores públicos, com destaque para a Polícia da República de Moçambique (PRM) e os sectores da educação e saúde, continua a preocupar o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção (GPCC) em Nampula que, no período de Janeiro a Novembro do corrente ano, efectuou 12 detenções, das quais seis em flagrante delito.

O número de detenções consta no registo de 80 processos ligados aos servidores públicos, num universo de 122 que deram entrada no gabinete nos primeiros onze deste ano e outros 53 que transitaram de 2022, perfazendo um total de 175.

 Os dados foram divulgados pela directora do Gabinete, Maria Ferrão, que afirmou que parte dos processos foi remetida a outros órgãos do Ministério Público, em razão da competência, enquanto outros estão em curso na instrução preparatória. Porque os processos envolvem directamente servidores públicos, a fonte vincou a importância do aprimoramento das medidas preventivas e correctivas.

Maria Ferrão falava sábado, no âmbito da celebração do Dia Internacional contra a corrupção, tendo adiantado que no contexto da recuperação de activos o gabinete registou como valor 8.990.258.80 centavos, dos quais apenas 974.790.3 centavos é que foram recobrados, para além de um imóvel e quatro meios circulantes.

banner

De acordo com a directora, os dados apresentados não apenas reflectem a actuação activa do gabinete, como também aponta a urgência de um trabalho contínuo e articulado para reprimir e enfrentar a corrupção em diferentes esferas, pois impacta…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia