30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE ORIGEM HÍDRICA: Criada equipa para higienizar poços

+ Recentes

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

Páscoa deve promover o am...

Uma equipa multissectorial, integrando elementos da Saúde, do Conselho Municipal, do ambiente e líderes comunitários, acaba de ser constituída para desenvolver trabalho de higienização dos poços, através de tratamento de água com cloro.

A ideia é sensibilizar a população a adoptar medidas preventivas no âmbito do combate às doenças de origem hídrica, sobretudo nesta época chuvosa.

O chefe da Repartição de Saúde na comunidade, a nível da Direcção Distrital de Saúde de Nampula, Firmino Anastácio, disse que a criação desta equipa foi a forma encontrada para trabalhar, de forma célere, na prevenção deste tipo de doenças, tendo em conta que as comunidades locais continuam a debater-se com a falta de fontes melhoradas de abastecimento de água.

A equipa está simultaneamente a realizar outras actividades de prevenção, como a consciencialização das comunidades do distrito de Nampula sobre o perigo de consumirem água tirada dos poços sem ser tratada.

Neste exercício, as comunidades são aconselhadas também a tratar água com “Certeza” ou fazerem fervura antes de consumi-la, trabalho que conta com envolvimento dos líderes comunitários.

Com efeito, a recolha de água dos poços para posterior análise laboratorial é um dos trabalhos que a equipa está a realizar em diversas comunidades do distrito.

Destacou o facto de cada elemento dos diferentes sectores que fazem parte da equipa saber exactamente o seu trabalho, o que permite que haja boa coordenação na execução das actividades.

“Estamos a trabalhar para que o distrito de Nampula não volte a ser assolado por doenças de origem hídrica, sobretudo nesta época chuvosa”, disse.

Realçou que a inclusão de outros sectores na equipa consubstancia a ideia de que a prevenção de doenças não é tarefa exclusiva do Ministério da Saúde, mas de toda a sociedade.  

- Publicidade-spot_img

Destaques