27.6 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Moçambique asseguraapoios financeiros

+ Recentes

Reabertos três centros de...

Novas embarcações ligam P...

Disparam casos da conjunt...

Quarenta cinco mortos em ...

MOÇAMBIQUE recebeu garantias de apoios em recursos financeiros e materiais para continuar a reforçar a sua capacidade de adaptação, mitigação e resiliência climática.

A informação foi avançada ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, à sua chegada à cidade de Maputo, ido de Sharm el Sheikh, no Egipto, onde participou nas reuniões de alto nível realizadas no quadro da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que decorre neste país do norte de África.

Numa conferência de imprensa organizada para fazer balanço da participação de Moçambique no encontro, o Chefe do Estado apontou os resultados alcançados, tendo dito, a título ilustrativo, que o International Finance Corporation (IFC) vai canalizar 120 milhões de dólares para financiar o projecto da linha de energia de Temane, na província de Inhambane. O IFC é o braço do Grupo Banco Mundial para o financiamento privado.

Anunciou ainda que o Programa Mundial de Alimentação (PMA) garantiu que irá continuar a apoiar Moçambique, dando cerca de 20 milhões de dólares para acções em prol dos deslocados. Neste pacote serão incluídos projectos de construção de resiliência, produção de alimentos e da actividade pesqueira, através de equipamentos ou materiais para esse efeito.  

O Banco Africano de Desenvolvimento informou que pretende mobilizar, até 2050, cerca de 25 milhões de dólares para iniciativas integradas nas energias limpas.

De forma multilateral, o Banco Mundial comprometeu-se a mobilizar seis biliões de dólares para o financiamento de países que estruturarem iniciativas sustentáveis direccionados aos mercados de carbono.

Por seu turno, as Nações Unidas prometeram, segundo o Chefe do Estado, disponibilizar cerca de 3.5 biliões de dólares para estabelecer sistemas de aviso prévio destinados aos países em desenvolvimento.

Já a Holanda se mostrou aberta a financiar projectos de segurança hídrica, um programa integrado na Conferência Mundial da Água que este país europeu vai hospedar no próximo ano.

O Presidente da República explicou que, nos vários encontros realizados, o Executivo moçambicano partilhou a sua visão, experiências e apelos quanto à necessidade de a humanidade se juntar na protecção do planeta Terra.

Foi igualmente vincada, segundo Nyusi, a importância de proteger as florestas do miombo, tendo sido realçada a experiência moçambicana na instalação dos sistemas de aviso prévio em todo o território nacional e, ao mesmo tempo, partilhado o programa da iniciativa presidencial “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”.

Na mesma esteira, falou-se ainda sobre os esforços desencadeados por Moçambique para a instalação do Centro Regional das Operações Humanitárias e de Emergência no distrito de Nacala, província de Nampula.

À margem da COP27, o Presidente da República manteve encontros bilaterais e contactos diplomáticos com Chefes de Estado e de Governo e representantes de organizações internacionais.

A nível mais alto, Nyusi conferenciou com os seus homólogos do Quénia, Zâmbia, Malawi, Namíbia, África do Sul, Portugal e Emirados dos Árabes Unidos. Das organizações internacionais, o Presidente da República manteve encontros com o presidente do Banco Mundial e com responsáveis do International Finance Corporation. Teve ainda encontros com os responsáveis do Millennium Challenge Corporation, que reafirmaram a aprovação do programa Compacto II, e do Programa Mundial de Alimentação (PMA).

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques