25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL”: Dominguez e outros experientes regressam aos “Mambas”

+ Recentes

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

O REGRESSO de Dominguez e outros internacionais experientes como Mexer, Clésio, Witi e Reginaldo é a nota dominante da convocatória da Selecção Nacional de Futebol “Mambas” divulgada ontem para os jogos com a Costa do Marfim e Malawi, inseridos na quinta e sexta jornadas do Grupo “D” de apuramento ao Campeonato do Mundo, agendado para o próximo ano no Qatar.

O capitão dos “Mambas” foi preterido nas anteriores jornadas pelo antigo seleccionador nacional, Horácio Gonçalves, no âmbito do processo de renovação que estava em curso e interrompido abruptamente. Outros atletas com passado no combinado moçambicano e agora chamados são o defesa Edmilson, do Cape Town City, o médio Gildo, do Amora FC, e o avançado Reginaldo Fait, do Aqjaik (Cazaquistão).

Dos atletas a evoluírem no “Moçambola”, realce para o regresso do defesa Sidique, da União Desportiva do Songo. Continuam no grupo os guarda-redes Ernani, Víctor e Ivan, os defesas Martinho e Fidel, o médio Shaquile e o atacante Dayo.

Chiquinho Conde, seleccionador nacional, justificou ser importante a mescla entre jogadores experientes e menos inexperientes e que o critério da convocatória foi a qualidade dos jogadores, seu historial e comportamento na selecção, para além das observações feitas recentemente.

De acordo com o programa divulgado pela FMF, a concentração dos “Mambas” em Maputo será no dia 7 de Novembro próximo. Nos dias 8 e 9 a Selecção vai treinar-se em Maputo, incluindo jogadores que evoluem no Moçambola e na vizinha África do Sul. A partida de Maputo para Cotonou, capital do Benin, está prevista para o dia 10 e chegada dia 11.

O primeiro jogo com a Costa do Marfim terá lugar no dia 13, para a quinta jornada, e a segunda no dia 16, com o Malawi, no mesmo estádio, para a última jornada. Os “Mambas” vão receber o Malawi no Benin em virtude da interdição do Estádio Nacional do Zimpeto por causa do mau estado do relvado. Os “Elefantes” também jogam no Benin porque seu estádio em Abidjan foi chumbado pela CAF.

Disputadas quatro jornadas, o Grupo “D” é liderado pela Costa do Marfim, com dez pontos, seguido por Camarões, com nove. Malawi é terceiro classificado, com três pontos, e Moçambique é último, com apenas um ponto.

EIS A CONVOCATÓRIA

Guarda-redes: Ernan (Fer. Maputo); Víctor (Costa do Sol) e Ivan (Black Bulls).

Defesas: Sidique (UD Songo), Fidel e Martinho (Black Bulls), Mexer (Bordéus), Zainadine Jr. (Marítimo), Reinildo (Lille), Edmilson (Cape Town City).

Médios: Manuel Kambala (Baroka FC), Geraldo (Fafe), Geny (Sporting), Shaquille (Fer. Maputo), Witi (Nacional), Clésio (Marítimo), Dominguez (Royal AM), Luís Miquissone (Al Ahly), Gildo (Amora FC), Kamo-Kamo (Vitória de Setúbal).

Avançados: Reginaldo Fait (Aqjaik) e Dayo (Fer. Beira).

- Publicidade-spot_img

Destaques