20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Acesso universal à água carece de mais recursos

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

CERCA de um bilião e oitocentos milhões de dólares americanos são necessários para a materialização dos vários projectos para garantir o abastecimento universal de água até 2032, à escala nacional.

A informação foi partilhada ontem, em Maputo, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, no lançamento da Conferência Internacional de Financiadores para o Sector de Abastecimento de Água Urbana a ter lugar a 15 de Setembro.

Machatine reconhece que o valor é alto, mas não inalcançável, olhando para os investimentos feitos pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) nos últimos dez anos.

“Neste período, o Governo e seus parceiros investiram um bilião de dólares em vários projectos, desde a captação, tratamento e abastecimento de água. Assim, acreditamos que, com o envolvimento de parceiros internacionais e do sector privado, é possível angariarmos esse valor”, disse.

A actual taxa de cobertura, como indicou, é de cerca de 65 por cento, sendo que para tal muito contribuiu o programa PRAVIDA.

“Há outros esforços que estão a ser feitos, com vista a garantir o abastecimento de água nas vilas e pequenas cidades. Há igualmente um trabalho que está a ser desenvolvido pela Direcção Nacional de Abastecimento de Água nas zonas rurais”, disse.

O desejável, segundo o governante é que até ao final deste quinquénio a cobertura de água, em todo o território nacional, seja de pelo menos 82 por cento.

- Publicidade-spot_img

Destaques