20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Bento XVI pede perdão às vítimas de abusos sexuais

+ Recentes

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

O PAPA emérito Bento XVI pediu terça-feira perdão pela violência sexual cometida pelo clero, mas negou ter acobertado padres que cometiam tais abusos quando era arcebispo de Munique.

Numa carta divulgada pelo Vaticano, três semanas após a publicação de um relatório independente na Alemanha que acusou Bento XVI de inacção diante dos abusos cometidos no arcebispado de Munique, o papa emérito afirma que nunca acobertou as agressões quando tinha “grandes responsabilidades na Igreja Católica”.

“Só posso expressar a todas as vítimas de abusos sexuais minha profunda vergonha, minha grande dor e meu sincero pedido de perdão”, escreveu o papa emérito.

“Em todos os meus encontros com vítimas de abusos sexuais por parte de padres percebi em seus olhos as consequências de uma grande culpa e aprendi a entender que nós mesmos caímos dentro desta grande culpa quando a negligenciamos ou quando não a enfrentamos com a decisão e responsabilidade necessárias, como já aconteceu e acontece muitas vezes”, afirmou na carta.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques