21.6 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

CARLOS ZACARIAS LANÇA FUNDO DE  CINCO MILHÕES DE DÓLARES PARA EXPANSÃO DO USO DO GÁS NATURAL VEICULAR

+ Recentes

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, lançou hoje, em Inhambane, o Fundo de Desenvolvimento de Gás Natural Veicular em Moçambique.

O fundo, que passa a estar disponível aos empresários nacionais através de concurso publico, deve ser aplicado na construção de infra-estruturas de conversão, abastecimento e importação de viaturas movidas a gás natural.

Para a operacionalização deste desiderato, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia, que definiu o projecto e identificou o modelo de infraestruturas, assinou um acordo com a  Sasol, que disponibilizou o montante e o Banco Nacional de Investimentos que fará a gestão  de acesso ao financiamento.

O acordo define os mecanismos de acesso, selecção, aprovação dos projectos, bem como de gestão da implantação dos mesmos e devolução do crédito bonificado para o financiamento de projectos posteriores, através de um Conselho Consultivo e uma Unidade de Implementação constituída pelas três instituições.

Com o envolvimento dos empresários nacionais, e com a viabilidade económica e financeira, a expectativa do Governo é ver a expansão gradual de infra-estruturas de Gás Natural Veicular, com destaque para os postos de abastecimento, ao longo da EN1, numa primeira fase, e posteriormente em outros pontos do país onde haja viabilidade para a sua implantação.

A criação deste fundo responde ao objectivo do Governo de impulsionar a cadeia de valor de produtos primários nacionais, assegurando a integração do conteúdo local e a promoção de um combustível, cujos custos são menores em cerca de 50% se comparado com os combustíveis líquidos, nomeadamente a gasolina e o diesel.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques