Sábado, 27 Abril, 2024
Início » COMBATE AO TERRORISMO: Moçambicanos têm maior responsabilidade

COMBATE AO TERRORISMO: Moçambicanos têm maior responsabilidade

Por admin-sn
137 Visualizações

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, afirma que a responsabilidade do combate ao terrorismo que assola pontos localizados da província de Cabo Delgado é dos moçambicanos.

Nyusi falava sábado em Lusaka, a jornalista no fim da visita de trabalho à Zâmbia a convite do Presidente anfitrião, Hakainde Hichilema, para participar na Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão sobre Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança e a Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“Precisamos estar todos unidos e concentrados, porque o problema é nosso e nós temos que fazer parte importante da solução, se não a parte principal”, disse a respeito do plano de retirada das forças da Missão Militar da SADC (SAMIM).

Sobre o assunto assegurou que haverá, nos próximos tempos, mais um exercício para avaliar o ambiente no roteiro da retirada das forças em Moçambique.

banner

“Não quer dizer que o terrorismo acabou, mas os avanços existem e as etapas são diferentes. Estamos aqui para considerar as vitórias alcançadas. Mas, mesmo assim, todos os países estão conscientes que é preciso continuarmos a trabalhar arduamente”.

Elucidou que fora do fórum do grupo regional, os países também ofereceram-se para bilateralmente trabalharem com Moçambique em caso de necessidade.

Para o estadista, o melhor substituto são os moçambicanos, que, em todos os momentos, têm de estar preparados para darem o seguimento na defesa da pátria.

Neste contexto, o Presidente acredita que as experiências dos outros países vão ser sempre úteis e necessárias não só ao nível da SADC, pois trabalha-se com outros países e algumas organizações como União Africana, Nações Unidas e União Europeia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia