Sábado, 27 Abril, 2024
Início » DE HOJE ATÉ QUINTA-FEIRA”: Tempestade pode  afectar mais de 525 mil pessoas 

DE HOJE ATÉ QUINTA-FEIRA”: Tempestade pode  afectar mais de 525 mil pessoas 

Por admin-sn
178 Visualizações

MAIS de 525 mil pessoas poderão ser afectadas pela tempestade tropical severa Filipo, que pode alcançar, entre hoje e quinta-feira, as províncias de Inhambane, Gaza, Maputo e cidade de Maputo. O mau tempo vai igualmente afectar 856 escolas e 145 unidades sanitárias.

O facto foi partilhado ontem à imprensa pelo porta-voz do Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD), Paulo Tomás, no término do Conselho Técnico de Gestão de Desastres, envolvendo o Instituto Nacional de Meteorologia, Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) e parceiros, realizado em Maputo.

Paulo Tomás explicou que devido ao fenómeno, as autoridades  decidiram activar os Centros Operativos de Emergências províncias e os Comités Locais de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

De igual modo, estão posicionados meios e equipas de busca e resgate em Inhambane e Gaza, para além da mobilização de “kits” de emergência para apoiar as comunidades vulneráveis, identificação e preparação de locais seguros para acomodação provisória e rotas de transferências.

banner

Por se tratar de evento com precipitações intensas, ventos fortes e trovoadas, o INGD apela às comunidades das zonas de risco a procurarem abrigos seguros durante a passagem da tempestade.

Manuel Francisco, meteorologista, disse que para além de chuvas que poderão atingir 200 milímetros em 24 horas com trovoadas, o sistema vai arrastar ventos fortes até 90 quilómetros por hora e rajadas até 120Km, gerando, no mar, ondas até seis metros de altura.

Agostinho Vilanculos, chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na DNGRH, afirmou que  o mau tempo pode provocar inundações urbanas e cheias em zonas propensas.

Neste momento, as bacias hidrográficas das zonas costeiras de Inhambane e Gaza estão em risco de inundações de pequena magnitude.

A transitabilidade rodoviária poderá ficar condicionada nos distritos de Homoíne, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Panda e cidades de Maxixe e Inhambane, e em alguns distritos de Gaza.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia