27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

DEVIDO A RAZÕES CLIMÁTICAS: CAN-2023 passa para 2024

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

RAZÕES climáticas justificaram domingo o adiamento em sete meses o Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol de 2023 para Janeiro e Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim, anunciou a Confederação Africana de Futebol (CAF).

“Não queremos correr o risco de ter uma competição sob o dilúvio. Não seria bom para o futebol africano e a sua imagem, por isso temos de adiar o torneio”, justificou o presidente da CAF, o sul-africano Patrice Motsepe.

A decisão foi tomada em Rabat, em Marrocos, na reunião do comité executivo da CAF que assim alterou a competição que estava prevista para ser disputada entre 23 Junho e 23 Julho de 2023.

“Tomámos a decisão como uma questão de respeito. Recebemos muitas opiniões e algumas pessoas dizem que, face às alterações climatéricas, talvez a chuva não seja um problema. Ainda assim, recebemos o conselho de que não podemos assumir esse risco”, detalhou o dirigente.

Em Junho, tradicionalmente o mês mais chuvoso no país, severas inundações são causadas por fortes chuvas e têm matado muitas pessoas em Abidjan, uma das cidades que recebe a CAN, a par de Bouaké, Yamoussoukro, Korhogo e San-Pedro.

Patrice Motsepe admitiu, no entanto, saber que Janeiro “não é o mês ideal” para a competição ser realizada, já que “os clubes europeus nem sempre estão dispostos a liberar seus melhores jogadores”.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques