19.8 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

DEVIDO ÀS CHUVAS: Mais de 244 mil hectares de culturas afectados

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

POUCO mais de 244 mil hectares de culturas diversas foram afectados pelas chuvas excessivas, aumento dos caudais dos principais rios, tempestades, ciclones e estiagem na campanha agrícola 2021-2022.

Dados do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) indicam que as perdas vão comprometer a subsistência de mais de 189 mil pequenos produtores.

Entre as culturas afectadas, destacam-se o milho, feijão e amendoim, representando 4,6 por cento da área semeada, em 95 distritos das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Sofala, Zambézia e Nampula.

As regiões centro e norte foram mais afectadas pela elevada pluviosidade, enquanto a zona sul sofreu os efeitos da queda irregular ou falta prolongada de chuvas.

Segundo Hiten Jantilal, da Direcção Nacional de Agricultura, o impacto dos fenómenos naturais mostrou a necessidade de se melhorar o acesso à informação climática pelos produtores para a tomada de decisões em tempo útil e para a gestão de diversas actividades agrárias.

“É preciso aprimorar o mecanismo de aviso prévio para os pequenos produtores e fortalecer a capacidade dos intervenientes do sistema de provisão de informação agro-climática na geração, processamento e disseminação”, afirmou a fonte.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques