Pelo menos 144 pessoas perderam a vida no ano passado na província do Niassa, vítimas de tuberculose, de um total de 5748 pacientes diagnosticados com a doença. Os dados indicam, contudo, avanços significativos no tratamento, com 5.290 doentes a serem curados, o que corresponde a uma taxa de 92 por cento.
Apesar deste desempenho positivo, as autoridades de saúde manifestam a preocupação com o abandono do tratamento por parte de alguns pacientes. No período em análise, cerca de 204 doentes interromperam o tratamento, enquanto outros 23 desenvolveram resistência aos medicamentos de primeira linha, situação associada à toma irregular dos fármacos.
A informação foi tornada pública esta terça-feira por Inácio Retene, em representação da governadora da província do Niassa, por ocasião das celebrações, hoje, do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, evento que teve lugar na cidade de Lichinga.
Na ocasião, Retene destacou os esforços do Governo no reforço da capacidade de diagnóstico da doença, através da disponibilização de tecnologias mais acessíveis, bem como de meios de transporte para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde nas comunidades.
EM 2025: Tuberculose matou 144 pessoas no Niassa
778
artigo anterior


