Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Fábrica de gás fica pronta em Setembro

Fábrica de gás fica pronta em Setembro

Por admin-sn
120 Visualizações

A CONSTRUÇÃO da fábrica de produção de gás em Temane, na província de Inhambane, será concluída em Setembro. O empreendimento irá abastecer a Central de Temane (CTT) e a refinaria de petróleo leve para a obtenção do gás de cozinha (GPL).

A garantia foi assumida, há dias, em Inhassoro, pelo director das Relações Corporativas na multinacional Sasol, Mateus Mosse, que indicou que as obras estão agora executadas em cerca de 80 por cento.

Os trabalhos de construção da fábrica de gás estão inseridos na implementação do Projecto Acordo de Partilha de Produção (PSA), rubricado entre o Governo e petroquímica sul-africana Sasol. Ao abrigo desta iniciativa está prevista a produção de 30 mil toneladas anuais de gás de cozinha para atender a 75 por cento da demanda interna por este recurso energético.

Mateus Mosse disse que a conclusão da fábrica de gás em Setembro permitirá que a produção propriamente dita se inicie entre Novembro e Dezembro deste ano. A Central Térmica de Temane (CTT) deverá gerar 450 MW elevando para o dobro (900 MW) a quantidade de energia gerada em Moçambique, com recurso ao gás produzido pela Sasol na província de Inhambane.

banner

Relativamente à CTT a fonte explicou que apesar dos atrasos registados na execução das obras, acredita-se que a empreitada estará concluída a tempo de receber o gás no período indicado.

Para estas obras, a petroquimica sul-africana está a investir cerca de 860 milhões de dólares nesta fase de desenvolvimento, valor que adicionado aos custos anteriores (pesquisas), eleva o orçamento para um bilião de dólares norte-americanos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia