Home Destaque Fronteira de ...

Fronteira de Ressano Garcia poderá funcionar 24 horas

933

OS governos de Moçambique e da África do Sul estão a finalizar os detalhes referentes à extensão do horário de funcionamento do posto de entrada de Libombo-Ressano Garcia, no distrito de Moamba, província de Maputo, para 24 horas permanentes.

A medida vai resolver o problema de congestionamento que se verifica neste posto, como resultado do aumento do fluxo transfronteiriço entre os dois países e da frota com destino ao Porto de Maputo.

A concretização deste objectivo resulta do pedido feito pelos empresários moçambicanos, que querem que a fronteira esteja aberta 24 horas de forma permanente.

Para o efeito, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) acaba de efectuar diligências junto do Ministério da Indústria e Comércio e do Alto Comissariado da República da África do Sul em Maputo, no sentido destes intercederem para a extensão permanente do horário, bem como a  permissão para os camiões operarem após as 22.00 horas, de modo a permitir maior celeridade no escoamento das exportações e importações.

Os constrangimentos que têm sido apontados, decorrentes do congestionamento na estrada que liga os dois países, levam à redução da competitividade deste importante corredor regional. Por isso, afigura-se pertinente a extensão do horário de funcionamento do posto fronteiriço de Ressano Garcia.

Em carta resposta, o Alto Comissariado da África do Sul em Maputo assegura que continuará a trabalhar com o Governo de Moçambique para a materialização desta intenção, no âmbito da melhoria da cooperação bilateral e fortalecimento dos laços entre os dois países. 

Recorda-se que, até agora, a fronteira de Ressano Garcia funciona 24 horas apenas em épocas festivas, como no Natal e do fim-de-ano e durante a Páscoa.

No ano passado, chegou-se a registar uma fila de cerca de 15 quilómetros de carros que tentavam atravessar a fronteira de Ressano Garcia com destino à África do Sul.

Ressano Garcia é a principal fronteira entre Moçambique e a África do Sul e é caracterizada por grande mobilidade de pessoas e bens.