18.7 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

HALLE BERRY VENCEU EM 2002: Óscar de Melhor Actriz não distingue negra há 20 anos

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

HÁ 20 anos que uma mulher negra não é distinguida com o óscar principal de Melhor Actriz. Halle Berry foi a primeira e única mulher a ganhar, nesta categoria, o prémio de cinema mais importante do mundo, atribuído pela Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, depois de interpretar Leticia Musgrove no filme “Depois do Ódio”, de 2001.

Desde que Halle Berry saiu vitoriosa, actrizes como Gabourey Sidibe, Viola Davis, Quvenzhané Wallis, Ruth Negga, Cynthia Erivo e Andra Day foram nomeadas, mas nenhuma ganhou.

Do mesmo modo, antes de Berry, as artistas Dorothy Dandridge, Diana Ross, Cicely Tyson, Diahann Carroll, Whoopi Goldberg e Angela Bassett foram nomeadas, mas não lograram sucesso.

Em entrevista à ABC, Halle Berry, de 55 anos, disse que quando ganhou o prémio esperava ver mais artistas negras reconhecidas. “Eu sinto-se completamente de coração partido por não haver outra mulher (negra) ao meu lado em 20 anos”, disse .

Esperava, continuou, “ter o camião do guião de volta à minha porta da frente e eu teria a oportunidade de desempenhar qualquer papel que quisesse. Isso não aconteceu. Nenhuma outra mulher (negra) está lá”, lamentou.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques