25.1 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

METADE DOS TROÇOS CRÍTICOS DA EN1: Reabilitação custa 400 milhões de USD

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

O GOVERNO necessita de 400 milhões de dólares norte-americanos para reabilitar metade dos troços críticos da Estrada Nacional Número-1 (EN1). O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que revelou o facto quarta-feira em Nampula, disse que o Executivo continua a mobilizar recursos junto dos seus parceiros para assegurar a intervenção noutra metade dos troços da rodovia que liga o país do Norte ao Sul, em toda a sua extensão.

O dirigente revelou que o ministério que dirige está a realizar um estudo profundo para desenvolver um projecto de engenharia, com vista a dar lugar ao trabalho de reabilitação em alguns troços da EN-1 que se encontram em estado avançado de degradação, uma situação que dificulta a transitabilidade rodoviária.

Para viabilizar este projecto, que deverá ser aprovado nos princípios do segundo semestre deste ano, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos vai contar com o apoio dos parceiros internacionais, no caso o Banco Mundial, e com fundos do Orçamento do Estado. Mesquita explicou que a EN1 é extensa e requer intervenções simultâneas em vários troços.

Indicou que as obras de intervenção de vulto da EN1 devem ter em conta os desafios das mudanças climáticas que se têm registado nos últimos anos, para evitar a sua rápida degradação. Carlos Mesquita sublinhou que anualmente as tempestades mostram-se cada vez mais severas, o que demanda soluções de engenharia adequadas para enfrentá-las.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques