27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

NA LOCALIDADE DE MISSISSI: Nova maternidade incentiva aumento de partos institucionais

+ Recentes

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

O NÚMERO de partos institucionais na localidade de Mississi, em Mandimba, na província do Niassa, poderá aumentar com a recente abertura da maternidade-modelo construída e apetrechada com fundos públicos.

Construída no Centro de Saúde de Mississi, região com cerca de 14 mil habitantes, a maternidade vai contribuir para a redução de casos de mortalidade materna e neo-natal dada a redução da distância a que as parturientes eram obrigadas a percorrer para ter assistência médica, no Hospital Distrital de Mandimba, a 60 quilómetros.

Na ocasião, o director provincial da Saúde no Niassa, Ramos Mboane, afirmou  que o centro de saúde e maternidade vão funcionar durante 24 horas e, para tal, foi instalado um sistema fotovoltaico para produção de energia eléctrica para alimentar a infra-esrtrutura.  

A unidade sanitária conta ainda com um furo para abastecimento de água, para além de uma incineradora para o tratamento do lixo hospitalar.

“Queremos melhorar a capacidade de assistência sanitária, em especial da mulher e criança, através da garantia de partos seguros e consequentemente redução de casos de morte materno-infantil”, disse Mboane.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques