23.7 C
Maputo
Segunda-feira, 26 - Setembro, 2022

NA PRESENTE AG DA ONU: País quer reforço da acção colectiva para a paz e desenvolvimento

+ Recentes

LÁZARO MANHIÇA, EM NOVA IORQUE

MOÇAMBIQUE espera ver reforçado o posicionamento da comunidade internacional no combate ao terrorismo e e em relação às questões de desenvolvimento, na 77.ª sessão da Assembleia-Geral, cujos debates de alto nível entram hoje no seu quarto dia em Nova Iorque.

Esta é a expectativa que reina no meio diplomático moçambicano em Nova Iorque, onde se encontra desde ontem o Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, para participar nos debates de alto nível, em representação do Presidente Nyusi.

O embaixador de Moçambique nas Nações Unidas, Pedro Comissário, considera haver necessidade de uma maior cooperação internacional para que os países em desenvolvimento vençam os desafios que enfrentam como, por exemplo, o terrorismo, e que tenham solidez nos seus programas de desenvolvimento.  

O diplomata refere que mesmo o combate à Covid-19 requer cooperação internacional. “As vacinas que estão a ser descobertas no mundo devem ser equitativamente distribuídas. Deve haver justiça e equidade na distribuição e acesso das vacinas contra a Covid-19”, referiu.

Para ele, é igualmente fundamental a existência de medidas enérgicas e um consenso colectivo para o combate a este mal global que afecta a província de Cabo Delgado, desde 2017.  

A quatro meses de Moçambique tomar parte como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Pedro Comissário é de opinião que a presente sessão geral da Assembeia-Geral das Nações Unidas se afigura de “extrema importância” e regista a existência de convergência entre a agenda nacional moçambicana e internacional. “Desde que começou a sessão, identificámos assuntos de extrema importância. Primeiro, os países estão a dar uma grande importância às questões de paz e segurança, à eliminação de conflitos, o terrorismo e as guerras, em geral, a mesma agenda do nosso país”, disse.

Chamou a atenção para o facto de o terrorismo estar a ganhar terreno, sobretudo em África, embora se registe um crescimento da consciência de que este mal tem de ser combatido globalmente, juntando os esforços de todos os países.

Pedro Comissário, embaixador de Moçambique nas Nações Unidas

Leia mais…

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
- Publicidade-spot_img

Destaques