20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

NAS MULHERES JOVENS E ADOLESCENTES: Índices de infecção continuam a subir

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

APESAR de estarmos melhor informados e formados os índices de contaminação pelo HIV/SIDA não estão a baixar no país que é actualmente dos 10 que continuam com índices preocupantes a nível global.
Essa preocupação foi manifestada quarta-feira, em Manjacaze, na província de Gaza, por Graça Machel, Presidente do Conselho de Administração do Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), durante uma capacitação de dois dias sobre liderança adaptativas ao combate desta doença.
De acordo com a activista social é preciso que o país não vergue e continue trabalhando para contrariar as estatísticas pouco animadoras. “Moçambique está entre os 10 países do mundo em que os níveis de infecção continuam a crescer, em particular nas camadas de adolescentes e mulheres jovens. Aqui na África Austral nós (Moçambique) e a África do Sul somos os dois países em que os índices são realmente elevados. São extremamente elevados, por isso somos objectos de grande preocupação quer a nível global quer da zona”.
Segundo Graça Machel é preciso que o país questione sobre “o que deve fazer mais e melhor de modo a proteger as nossas crianças. Mas o mais importante ainda é que ensinemos estas (crianças) a assumirem que se devem proteger. O país inteiro deve trabalhar junto para que sejamos seguros de que o futuro vai ser risonho para as nossas crianças”, referiu.
A activista social que falava para cerca de 50 formandos na sua maioria adolescentes afirmou que “há esforços no país, mas a realidade é que mesmo melhores organizados e preparados os índices não estão a baixar. Esta é a razão para procurar alternativas porque apesar de tanta informação, formação, tantos recursos gastos não estamos a ter os resultados que ansiamos”, admite.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques