30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

“NDOITA LENHI”: Álbum de Isaú Meneses é sobre desgraças actuais 

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

“NDOITA Lenhi”, título do décimo disco de Isaú Menezes, é qualquer coisa como “E Agora! O que faço?”, numa tradução do Cindau, idioma do Centro do país. É um questionamento diante de várias desgraças que atingem o país, como guerra, ciclones e doenças.

O CD foi oficialmente lançado há dias, na Beira, capital da província de Sofala, embora seja possível ouvi-lo desde o final do ano passado.

É composto por 14 faixas sobre temáticas diversas, como o ciclone Idai, dos mais violentos a atingir o Canal de Moçambique, em 2019, a pandemia do novo coronavírus, a guerra, numa altura em que a província de Cabo Delgado é alvo de terrorismo que causou mortes e milhares de deslocados, entre outros problemas sociais e ambientais.

É neste sentido que, esclareceu Isaú Menezes, surge a questão “O que vou fazer?”.

“Ndoita Lenhi” é também título de uma música do álbum, uma das mais interessantes do trabalho discográfico, que também se destaca pela diferença no uso do Cindau, depois do Cisena e Português serem a sua marca registada.

Isaú Menezes elucidou que também se inspirou na dança mandoa, das mais representativas na etnia ndau, embora o disco tenha como base rítmica o “utsi”, a característica do músico, sem deixar de lado estilos como jazz, raggae e slow.

“A parte instrumental e as restantes são da minha autoria”, realçou, destacando, porém, participações de artistas como Otis, Chivas e elementos da sua banda, Likhuba.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques