27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

NIASSA: Lissiete já está iluminada

+ Recentes

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

Páscoa deve promover o am...

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta quarta-feira (2), a rede eléctrica do posto administrativo de Lissiete, no distrito de Mandimba, no Niassa.

O projecto consistiu na construção de 11 quilómetros de linha de média tensão e sete de baixa tensão, que alimenta os povoados de Chitembuera e Ndima.

Durante a inauguração, o Presidente da República destacou os esforços o Governo visando alcançar a meta de Acesso Universal à Energia para todos os moçambicanos até 2030.

“A população de Lissiete passará a usar a energia para potenciar o agro-processamento e com a iluminação irá usufruir de vários serviços, incluindo o acesso às aulas e aos serviços de saúde durante o período nocturno, assim como, garantir a irrigação dos campos e melhorar o sistema de abastecimento de água para o consumo”, referiu o PR.

Em Lissiete foram instalados 150 candeeiros de iluminação pública, quatro postos de transformação, que totalizam 375kVA de potência, o que assegurou a ligação de 371 consumidores, dos 500 previstos na primeira fase. O projecto consumiu 38 milhões de meticais financiados pelo Governo.

Refira-se que, este ano, já foram electrificados 10 (dez) postos administrativos, sendo sete da rede eléctrica nacional e três sistemas alternativos.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques