Início » ONU reflecte sobre o genocídio contra tutsi em Ruanda

ONU reflecte sobre o genocídio contra tutsi em Ruanda

Por admin-sn
A+A-
Reiniciar

As Nações Unidas marcam neste 7 de Abril, o Dia Internacional de Reflexão sobre o genocídio de 1994 contra os tutsi em Ruanda.
Em mensagem, o secretário geral da ONU, António Guterres prestou tributo às vítimas e afirmou que elas tiveram sua dignidade roubada pela tragédia no país africano.
Guterres ressaltou a resiliência e força do espírito humano dos sobreviventes destacando que a comunidade internacional falhou em acatar os alertas e tomar medidas imediatas para salvar vidas.
Para o secretário-geral, o genocídio é considerado um dos capítulos mais sombrios da história.
Em apenas 100 dias, mais de um milhão de pessoas foram assassinadas – principalmente tutsis, mas também hutus e outros que se opuseram ao genocídio. Famílias inteiras foram brutalmente dizimadas.
Ele ressaltou que é preciso aprender com os erros do passado e proteger as pessoas rejeitando o ódio, a retórica inflamatória e a incitação à violência; investindo no tecido social para aprofundar a resiliência da comunidade e fortalecer as instituições que ajudam a prevenir atrocidades em massa.

Leia mais…

Podes tambem gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Contacte-nos

 

  • Área editorial: +258 84 514 9860 / +258 84 936 6654
  • Área comercial: +258 84 910 4321

Capa do dia