28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

PR: “Nunca as unidades terroristas devem ser superiores às nossas forças”

+ Recentes

Aprovadas em definitivo L...

COM MARINHAS DA TANZANIA ...

Novas carteiras para quat...

Profissionais da Saúde de...

Este posicionamento do Presidente da República, Filipe Nyusi, foi manifestado há momentos, durante a abertura do XXIII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional (MDN), que se realiza sob o lema: “Sector da Defesa Engajado na Prevenção e no Combate a Quaisquer Formas de Agressão à Pátria”.

“Nunca as unidades terroristas devem ser superiores às nossas forças. No tempo de guerra o comandante deve ter a sua base operativa no Teatro Operacional assim como a nossa experiência no passado nos ensina. Ninguém está seguro até que todo povo esteja seguro”, referiu o Presidente da República, que considera que o terrorismo que Moçambique vive nos últimos tempos, cria condições para diferentes tipos de crime como tráfico de órgãos humanos, tráfico de drogas, tráfico de armas, entre outros. “Estes crimes podem gerar recursos para financiar o terrorismo e, por outro lado, o terrorismo cria por si ambiente de caos que propicia esses actos criminosos e por aí em diante. Em face desta realidade, urge combater de forma organizada, programada e determinada esses fenómenos sob o risco de se hipotecar o destino risonho que queremos, que é construir um futuro próspero para o nosso povo”, instou.

As Forças Armadas de Moçambique e o Serviço Cívico de Moçambique não podem, segundo Filipe Nyusi, acolher pessoas com agendas alheias.

“O processo de recrutamento não deve ser caracterizado por corrupção para evitar a  incorporação de agentes do inimigo. No quadro do combate, queremos que assumam a vanguarda na concepção de um mecanismo que reforça a capacidade combativa, através de formação de comandantes, forças especiais, reforço ou formação qualitativa de sargentos e quantidades de efectivos capazes de enfrentar o empenhamento do Teatro Operacional (…)”.

Foto: Arquivo

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques