Sábado, 27 Abril, 2024
Início » REGULAMENTO DE MOBILIDADE ELÉCTRICA: Termina elaboração do anteprojecto

REGULAMENTO DE MOBILIDADE ELÉCTRICA: Termina elaboração do anteprojecto

Por admin-sn
124 Visualizações

A AUTORIDADE Reguladora de Energia (ARENE) acaba de concluir a elaboração do anteprojecto do regulamento que vai introduzir a mobilidade eléctrica no mercado moçambicano, uma iniciativa inserida no quadro da transição energética.

Paulo António da Graça, Presidente do Conselho de Administração da ARENE, que confirmou a informação, esclareceu que o documento prevê aspectos fundamentais para o pleno funcionamento da modalidade, nomeadamente infra-estruturas, pontos de carregamento e utilização de energias verdes.

O gestor intervinha, há dias em Maputo, durante um evento que discutiu o uso fontes alternativas de energia em veículos, como contribuição para o abandono gradual de combustíveis fôsseis para energias limpas e amigas do ambiente. Na ocasião, explicou que a elaboração do anteprojecto é participativa, com o envolvimento de diversas entidades interessadas na matéria, processo que deverá continuar até à aprovação em definitivo do dispositivo legal pelo Conselho de Ministros.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, detalho que na nova abordagem global sobre a transição energética, Moçambique se destaca através do seu potencial de energias limpas, fazendo do país actor preponderante no âmbito da descarbonização da economia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia