Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Risco de cheias no Centro e Norte

Risco de cheias no Centro e Norte

Por admin-sn
131 Visualizações

O INSTITUTO Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) está a sensibilizar as comunidades residentes em zonas de risco a abandonarem estes lugares face ao perigo de cheias e inundações, decorrente das chuvas fortes previstas para os próximos dias, no Centro e Norte do país.

Intervindo durante a visita que efectua às zonas inundadas devido às precipitações dos últimos dias, com enfoque para as cidades de Maputo e Matola, a presidente do INGD, Luísa Meque indicou que a instituição que dirige está a trabalhar com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e outras entidades para a antecipação de acções de prevenção com vista a evitar a morte de pessoas em caso de cheias e inundações.

“A ideia primária é evitarmos a morte de pessoas. Assim, neste momento, equipas estão no terreno a sensibilizar as comunidades a se retirarem das zonas propensas. As famílias que têm equipamentos de produção nas zonas ribeirinhas devem movimentá-los”, disse.

Paralelamente, já foram pré-posicionados meios de busca e salvamento com destaque para embarcações nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia e Sofala. De igual forma, acabam de ser adquiridos artigos como baldes, jerricãs, sabão em barras, ancinhos e “kits” de higiene para apoiar as famílias, caso os desastres se concretizem.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia