20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

SEIS ANOS DEPOIS: FMI retoma ajuda a Moçambique

+ Recentes

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

O CONSELHO de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou ontem um pacote de ajuda no valor de 470 milhões de dólares norte-americanos, recentemente acordado com o Governo, marcando assim a retoma do financiamento e do apoio directo ao Orçamento do Estado, seis anos após a sua suspensão.

Reagindo ao anúncio, o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse que a decisão, tomada pelo Conselho de Administração do FMI em Washington, representa um marco importante nas relações de Moçambique com o mercado financeiro internacional, sinalizando boas perspectivas para o processo de desenvolvimento.

Acrescenta que este é também um primeiro passo no caminho que o Governo tem em frente para a recuperação económica do país.
Explicou que o programa, ontem aprovado, terá três anos de duração, sendo que a sua implementação iniciará no próximo mês. A prioridade vai para a melhoria da gestão da dívida pública, reformas macroeconómicas, fiscais e estruturais que promovam melhor governação e mais transparência na gestão das finanças públicas.
Assegurou que o Governo irá acelerar as reformas, permitindo ao país dar um salto na perspectiva de incremento das receitas públicas e uma gestão criteriosa das despesas, assegurando o aumento do investimento que promova o desenvolvimento.
Max Tonela apontou que a atenção especial será dada a investimentos públicos que gerem riqueza e que tenham um impacto directo na vida do moçambicano.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques