Sábado, 27 Abril, 2024
Início » SURTO DE ANTHRAX EM MANICA: Autoridades restringem movimento de bovinos

SURTO DE ANTHRAX EM MANICA: Autoridades restringem movimento de bovinos

Por admin-sn
76 Visualizações

ESTÁ interdito o movimento de gado bovino, carnes e seus subprodutos a partir da província de Manica, devido à eclosão de um surto de carbúnculo hemático, mais conhecido por Anthrax, confirmado em animais do distrito de Vandúzi.

Os casos foram notificados a 1 de Março, segundo informação partilhada ontem pela Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER).

O Anthrax é uma zoonose grave causada pela bactéria bacillus anthracis, podendo afectar o Homem, animais domésticos e selvagens, e consta da lista das doenças prioritárias em Moçambique.

Um comunicado do MADER enviado ao “Notícias” refere que a eclosão do surto é consequência da seca e estiagem, fenómenos que afectam o país decorrente do efeito do fenómeno El Niño.

banner

As autoridades veterinárias haviam emitido um alerta em Outubro de 2023 às províncias sobre o risco de ocorrência da patologia.

“Nos animais a transmissão ocorre pelo contacto directo com outros, infectados, ou pelo consumo de pasto ou água contaminados. Em humanos o contágio pode acontecer por infecção cutânea, gastro-intestinal ou inalação, sendo esta última a que mais mortes causa”, esclarece o MADER.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia