18.7 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Areais pesadas de Pebane vão à consulta pública

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

AS localidades de Nabúri e Alto Maganha deverão acolher nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro, encontros de auscultação pública no quadro da elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), do projecto de exploração das areias pesadas de Pebane, na província da Zambézia.

Esta semana, a mineradora TZM Resources anunciou que pretende iniciar os trabalhos de exploração mineira e processamento de areias pesadas na sua concessão localizada no distrito de Pebane.

Estando enquadrado na categoria “A”, de acordo com o regulamento do ambiente, o mesmo exige o licenciamento ambiental da actividade, através de um estudo sobre a matéria.

A TMZM Resources acrescentou que como parte do EIA será elaborado um plano de acção para o reassentamento, em virtude do projecto afectar pessoas e suas propriedades, assim como infra-estruturas sociais.

Sem adiantar o número de pessoas a serem afectadas, muito menos os custos envolvidos, a mineradora disse também que as consultas públicas se realizarão nos moldes estabelecidos pelo regulamento sobre o processo de reassentamento resultante de actividades económicas.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques