Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Banco Central reduz indicador da taxa de juro

Banco Central reduz indicador da taxa de juro

Por admin-sn
175 Visualizações

A TAXA de juro de Política Monetária, designada Taxa MIMO, reduziu de 16,50 para 15,75 por cento, queda justificada pela consolidação das perspectivas de inflação, num contexto em que a avaliação de riscos e incertezas associadas às projecções continua favorável.

A taxa MIMO é um indicador essencial para a fixação das taxas de juro praticadas pela banca comercial na sua relação com os clientes, pelo que a sua redução pode influenciar o preço do dinheiro.

A redução desta taxa foi anunciada ontem, em Maputo, no final da II Sessão do Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique (BdM) que pretende baixar a taxa MIMO para um dígito, nos próximos dois a três anos.

Rogério Zandamela, Governador do BdM, que também preside o CPMO, explicou que pesou para as mexidas, as perspectivas de inflação que se mantêm em um dígito a médio prazo, o que é favorável.

banner

“Em Fevereiro, a inflação anual fixou-se em 4,0 por cento, após 4,2 por cento em Janeiro. A inflação subjacente, que exclui frutas e vegetais e bens com preços administrados, também desacelerou. Para o médio prazo, mantêm-se as perspectivas de inflação em um dígito, reflectindo, sobretudo, a estabilidade do Metical e o impacto das medidas do CPMO”, detalhou Zandamela.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia