27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

BVM concretiza metade das iniciativas do seu plano estratégico 2017/21

+ Recentes

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

Páscoa deve promover o am...

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), instituição do Estado com a missão de organizar e manter o mercado secundário centralizado de valores mobiliários, conseguiu realizar 11 das 22 iniciativas do seu Plano Estratégico (2017/21) e concluir com resultados positivos na ordem de 50 por cento.

No lote de iniciativas da BVM, 10 estão ainda em curso (45 por cento) e uma ainda não iniciada, mas que se encontra dentro do prazo de execução, representando cinco por cento.
Os progressos foram revelados pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da BVM, Salimo Valá, no seminário de balanço de meio-termo do Plano Estratégico da instituição (2017/21) que está a decorrer em Maputo e tem como tónica dominante os principais eixos da sua visão estratégica de médio prazo. 
“Como instituição com mandato de organizar, gerir e manter o mercado secundário centralizado de valores mobiliários em Moçambique, achamos ser primordial ter uma planificação robusta, uma forte capacidade de implementação e monitoria, que permite que a BVM possa ser, num horizonte dos próximos 8-10 anos, numa praça financeira de referência na oferta de produtos e serviços no mercado de capitais”, disse Valá, citado pela AIM.
As acções desenvolvidas pela BVM no cumprimento do seu plano estratégico tiveram, segundo o presidente, impacto positivo no mercado, feito que se consubstancia em indicadores como o número de empresas cotadas na ordem de nove, indicador que conheceu um crescimento de 125 por cento nos últimos dois anos.
A capitalização bolsista é de pouco mais de 103 milhões de meticais (1,6 milhão de dólares americanos); o rácio de capitalização bolsista situa-se em 10,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e projecta-se para 21 por cento no ano 2025.
Valá apontou, por outro lado, que a média dos últimos dois anos do volume de negócios foi de 3,9 milhões de meticais; a BVM já financiou a economia no valor de 119.184 milhões de meticais (1,9 milhão de dólares) e estão até hoje cotados 154 títulos.
Na ocasião, Valá disse estar em curso o período de subscrição da Oferta Pública de Subscrição representativa de 30,19 por cento do capital social da Cervejas de Moçambique (CDM), através da BVM.
“Esse é também um sinal clarividente de que o mercado de capitais está crescentemente a ser um ponto de encontro para os agentes económicos se financiarem, incrementar as suas poupanças e fazer investimentos seguros e rentáveis”, disse Valá.

- Publicidade-spot_img

Destaques