25.1 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

Manica vai exportar 400 toneladas de litchi para o mercado europeu

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

O SECTOR privado na província de Manica estabeleceu como meta exportar para o mercado europeu, na colheita deste ano, mais de 400 toneladas de Litchi.
Em relação à campanha passada (2021/22), a cifra representa um aumento em um por cento da venda, numa época em que o mercado necessita de mais de seis mil toneladas.

Na província de Manica, a Litchi é produzida em grande escala nos distritos de Báruè, Manica, Sussundenga, e uma parte da região de Macate. A colheita ocorre num período muito curto. A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 kg/planta.
Há vários anos, a Litchi de Báruè, por exemplo, é exportada, a partir de finais de Outubro de cada ano até Janeiro do ano seguinte (período de colheita), para o mercado europeu.

A governadora de Manica, Francisca Tomás, disse esta terça-feira (22), em Sussundenga, no lançamento da campanha de comercialização da Litchi, constituir desafio do Conselho Executivo Provincial potenciar e assistir produtores desta fruta naquela parcela do país, visando aumentar a produção e produtividade.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques