25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Moçambique beneficia de USD 59,26 milhões para recuperação económica

+ Recentes

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Moçambique beneficia, desde ontem, de um montante no valor de 59,26 milhões de dólares norte-americanos para o apoio à recuperação económica, redução da dívida pública, das vulnerabilidades de financiamento, ao abrigo de do Programa de Facilidade de Credito Alargado (ECF), aprovado segunda-feira, pelo Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Um comunicado oficial acedido há momentos pelo “Notícias Online”, refere que

o acordo trienal visa ainda “promover um crescimento mais vigoro e inclusivo através de reformas estruturais”, e resulta da conclusão da primeira avaliação do acordo com o nosso país.

“Todos os critérios de desempenho do programa, as metas indicativas e os indicadores de referência estrutural para o final de Junho de 2022 foram cumpridos. A orientação da política monetária e a adopção proactiva de taxas de juros mais restritivas desde o início de 2021 são consideradas adequadas para combater a inflação”, lê-se na nota.

O FMI entende que apesar do agravamento do ambiente económico internacional e do aumento dos preços das matérias-primas, as projecções apontam para aceleração do crescimento económico em 2022, “impulsionado por uma forte campanha de vacinação e pelo levantamento total das restrições relacionadas com a Covid-19 em Julho de 2022”.

Indica igualmemte que a inflação subiu para dois dígitos, impulsionada pelos preços internacionais dos combustíveis e dos alimentos, bem como por tempestades tropicais que afectaram a oferta interna de alimentos no segundo trimestre.

Ainda segundo o organismo financeiro, a evolução fiscal em 2022 corresponde, de modo geral, às expectativas, com receitas consideráveis e despesas controladas, e os investimentos consideráveis nos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL) dominam a conta corrente.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques