25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Petróleo sobe acima de USD 105 após ataque Russo a Ucrânia

+ Recentes

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Os preços do petróleo dispararam quinta-feira, com o Brent subindo acima de 105 dólares o barril, pela primeira vez desde 2014, depois que a Rússia atacou a Ucrânia, exacerbando as preocupações sobre interrupções no fornecimento global de energia.

A Rússia lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia por terra, ar e mar, o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O petróleo Brent subia 8,24 dólares, ou 8,5%, para 105,08 dólares o barril às 12h45 horas de Maputo. O petróleo bruto dos EUA (WTI) saltava 7,78 dólares, ou 8,5%, para atingir 99,88 dólares.

O Brent e o WTI atingiram seu nível mais alto desde Agosto e Julho de 2014, respectivamente.

“A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo e o segundo maior exportador de petróleo. Devido aos baixos stocks e à diminuição da capacidade ociosa, o mercado de petróleo não pode arcar com grandes interrupções no fornecimento”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo, citado pela AIM

“As preocupações com a oferta também podem estimular a actividade de armazenamento de petróleo, o que sustenta os preços.”

A Rússia também é o maior fornecedor de gás natural para a Europa, representando cerca de 35% de sua oferta.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques