PHC

Director: Lázaro Manhiça

PROFISSIONAIS ligados à dança no país defendem que ainda não são devidamente valorizados e apontam para educação, promoção desta arte cénica e criação de uma associação que defenda os seus interesses como parte da solução para os problemas que enfermam o sector.

Os entrevistados falavam por ocasião da passagem, amanhã, dos 39 anos de criação do Dia Mundial da Dança. Esta efeméride foi instituída a 28 de Abril de 1982 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em homenagem ao professor e bailarino francês Jean-George Noverre (1727-1810), nascido nesse dia, que foi autor de cartas sobre o ballet dasua época, compondo a obra “Letterssur la Dance” e um dos maiores reformistas desta expressão.

O antigo director da emblemática Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD) considera Moçambique uma grande referência na dança e diz ser este é um momento para celebrar a história, as lutas e conquistas dos bailarinos. Comenta igualmente que a efeméride deve servir para enaltecer os precursores da actividade no país.

David Abílio não se esquece de figuras incontornáveis, como Muchina, que elevou a Marrabenta; Raul Baza, que celebrizou o Xigubo e criou a Citchuketa, uma dança de sucesso nos anos 1980, ou Augusto Cuvilas, responsável pelo movimento da Dança Contemporânea, e ainda a artista Joaquina Siquice.

Aquele coreógrafo não se esquece de citar nomes como Casimiro Nhussi, Maria Luísa Mugalela, Pérola Jaime, Panaibra Gabriel, entre outros, que continuam a lutar pelo reconhecimento dos fazedores da dança.

David Abílio explica que a dança é uma expressão artística pouco reconhecida e comparada com as outras, como música, literatura, artes visuais e cinema.

“Ela, infelizmente, ainda não é tida como uma forma de arte igual às outras, ainda é considerada uma manifestação folclórica”, comentou.

O artista lamenta o facto de serem muitos os casos dos grupos que não são pagos ou devidamente compensados depois de uma actuação e, por isso, defende a criação de uma associação que defenda os interesses dos bailarinos e lhes dê voz junto do Governo e outros intervenientes sociais. Leia mais

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction