Opinião

Politica

A ASSEMBLEIA da República aprovou ontem, na especialidade, a proposta de revisão da lei que regula a organização, composição e funcionamento do Conselho ...

quinta, 18 julho 2019
Leia +

Nacional

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique vai introduzir no Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF) um caderno individual para a avaliação da ...

quinta, 18 julho 2019
Leia +

Desporto

Num Zimpeto praticamente às moscas, o Desportivo entrou com mandato para sufocar até, pelo menos, ao primeiro golo, e para tal, a turma “alvi-negra” tinha que povoar o ...

quinta, 18 julho 2019
Leia +

Beira

O REGISTO civil e de nascimento gratuito passa a estar mais acessível na cidade da Beira, com a inauguração,ontem,de um novo posto fixo no Centro de ...

quinta, 18 julho 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no primeiro trimestre deste ano, comparado com o período homólogo de 2018, anunciou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). ...

quinta, 18 julho 2019
Read more

Tecnologias

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, criticou, na manhã de ontem, a ocorrência de queimadas descontroladas provocadas pelas comunidades, nos arredores da Reserva Especial de ...

quinta, 18 julho 2019
Leia +

O  Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Alto-Molócuè, província  da Zambézia, faz balanço positivo dos primeiros seis dias da campanha eleitoral, rumo à votação de 10 de Outubro corrente nas 53 autarquias do país. 
O facto foi revelado ontem pelo respectivo comandante distrital, António Mandjendje, entrevistado pela AIM.
“Avaliar pelo ambiente ordeiro que caracterizou os primeiros seis dias da campanha eleitoral, a Polícia considera calma e ordeira a actuação dos protagonistas concorrentes a eleição de 10 de Outubro”, referiu.
Há dias tivemos cruzamento das caravanas dos três partidos concorrentes na autarquia do Alto-Molócuè, designadamente, Frelimo, Renamo e MDM.
“O cruzamento ocorreu sem nenhum incidente”, assegurou Mandjendje.
A fonte enalteceu, igualmente, a actuação com zelo e profissionalismo das diversas brigadas operativas destacadas para assegurar a cobertura eleitoral.
Mesmo assim, Mandjendje apela às lideranças partidárias a incutirem no eleitorado um ambiente de festa e de exaltação do espírito de irmandade apesar de convicções políticas distintas.
Nesta corrida eleitoralista, com a excepção da Frelimo que promete assegurar a sua própria sucessão, os outros dois partidos da oposição procuram a sua estreia na gestão autárquica neste município.
Ontem, no prosseguimento da campanha eleitoral, a Frelimo e MDM reservaram o período da manhã para o culto religioso.
Enquanto o cabeça de lista da Frelimo, Miguel Muanavuca, participava na missa dominical na Igreja Assembleia de Deus, André Txetxene, do MDM, estava na União Baptista de Moçambique. Nenhum deles pediu votos para os seus partidos. A lei veda qualquer actividade de caça ao voto em locais de culto.
Enquanto isso, a Renamo esteve reunida, à porta fechada, com os delegados de listas para afinar a sua máquina que vai operar no processo de votação.
No reatamento de actividades propagandistas ontem à tarde, a Frelimo foi ao mercado central local pedir voto para garantir a complementaridades das acções em curso, como são os casos de expansão da rede de distribuição de água, iluminação pública, e asfaltagem de mais artérias para melhorar ainda mais o transito nos bairros periféricos.
“Estas realizações são visíveis, porém pedimos votos de todos os comerciantes formais e informais para em conjunto desenvolvermos a nossa autarquia”, disse Muanavuca.
Além de Alto-Molócuè, a província da Zambézia conta com outros cinco concelhos autárquicos, nomeadamente Quelimane, Mocuba, Gurue, Maganja da Costa e Milange.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction