Opinião

Politica

Nacional

O administrador do distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado, destacou esta semana a necessidade de as mães procederem ao aleitamento exclusivo dos seus bebés com menos de um ano de ...

sexta, 16 agosto 2019
Leia +

Desporto

A Província de Manica é a única que depende exclusivamente de si para se sagrar campeã absoluta do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, que seria o ...

sexta, 16 agosto 2019
Leia +

Beira

O FUNDO das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem disponibilidade financeira para suportar as despesas de reconstrução das escolas destruídas parcial ou ...

sexta, 16 agosto 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

A AnadarkoMoçambique Área 1 (“AMA1”) confirmou, ontem, a conclusão bem-sucedida da aquisição da Anadarko Petroleum Corporation (“Anadarko”) ...

sexta, 16 agosto 2019
Read more

Tecnologias

O SURGIMENTO de mais movimentos envolvidos na limpeza das praias é um sinal claro do crescimento da sensibilidade da sociedade, sobretudo, no meio urbano, em relação ao meio ...

sexta, 16 agosto 2019
Leia +

Empresários de Pemba, na província de Cabo Delgado, querem que a edilidade aprove um plano director, que sirva de guia para a construção de infra-estruturas, visando manter a beleza da cidade.

A sugestão foi feita durante um encontro que o membro da comissão política da Frelimo e chefe adjunto da brigada central de assistência à província, Basílio Monteiro, manteve ontem com os empresários que operam em Pemba.

O encontro teve como objectivo a recolha de opiniões dos empresários sobre a governação daquele município, no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas de 10 de Outubro corrente, daí que serviu também para aconselhar o cabeça-de-lista da Frelimo, Florete Motarua, para, caso o partido vença as eleições, tenha em conta esta proposta.

“A baía de Pemba é a terceira mais bela a nível mundial, mas este título só ficou no papel, porquanto notamos a construção de edifícios e outras infra-estruturas, de forma desordenada, que coloca em causa a beleza da cidade e da baia”, disse um dos empresários presentes no encontro, citado pela AIM.

Outra inquietação apresentada tem a ver com o saneamento, pois os resíduos sólidos tomaram conta de alguns locais da urbe, incluindo a zona da praia, que deveria ser o exemplo de limpeza para atrair turistas.

“Se queremos incentivar o turismo, temos que tomar medidas no que diz respeito à limpeza”, afirmou um outro interveniente.

Os empresários apelaram ainda para a necessidade de as autoridades, incluindo municipais, começarem a pensar na componente de formação profissional para responder à futura demanda pelos serviços decorrentes dos grandes projectos em curso na província, pois a cidade de Pemba poderá ser uma das primeiras paragens dos investidores.
“A cidade vai ter um crescimento rápido, temos que pensar em escolas de formação profissional”, alertou o empresariado, que também manifestou preocupação para com as questões de segurança, abastecimento de água, transporte público, entre outras.
Comentando as preocupações, o cabeça-de-lista da Frelimo agradeceu as sugestões dos empresários e prometeu trabalhar com todos os segmentos da sociedade, incluindo o sector privado, na correcção do que estiver errado e na concepção de projectos, isto caso se torne edil de Pemba.

“O que está errado vamos corrigir. Espero que a Assembleia Municipal que sair destas eleições possa corrigir o que estiver errado, pois é o órgão legislador”, disse Motarua.

Por sua vez, o chede adjunto da brigada central de assistência a Cabo Delgado enalteceu as recomendações dos empresários, pedindo-os voto para o partido Frelimo, para que as suas preocupações possam merecer a devida atenção.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction